07/12/2012

TheraSuit- Pretendo Fazer

O Método TheraSuit foi criado em Michigan/USA, pelos fisioterapeutas Izabela Koscielny e Richard Koscielny, o desenvolvimento deste novo método de tratamento foi visando a reabilitação de sua filha que tem paralisia cerebral. A base da técnica foi uma veste criada por pesquisadores Russos com intuito de contrapor os efeitos negativos vividos pelos astronautas (atrofia e fraqueza muscular, alterações sensoriais e desmineralização óssea) devidos à falta de ação da gravidade em suas longas viagens pelo espaço. É constatado que pessoas com desordem neuro-muscular precisam de repetições intensas de exercícios para aprender e adquirir uma nova habilidade motora. O progresso das evidências científicas associado à melhora significativa dos pacientes com distúrbios neurológicos que optaram por este tratamento faz desta técnica a primeira escolha entre os pacientes norte-americanos.
O método se diferencia da terapia tradicional em vários aspectos. O primeiro passo, essencial para um bom tratamento, é a avaliação específica e minuciosa para a identificação dos reais déficits do paciente. Em seguida, com base nos resultados da avaliação, é elaborado um programa intensivo, individual e específico, com duração 4 semanas, com seções diárias de 3 horas.
O treinamento do paciente é sempre individual e visa o ganho de força, capacidade cardiorrespiratória, coordenação, equilíbrio e melhora de sua funcionalidade. Os recursos utilizados são: TheraSuit (veste), Universal Exercise Unit (gaiola) e Spider.
O programa de exercícios diários é dividido em 3 etapas:
1) TheraSuit:
A veste TheraSuit é uma órtese dinâmica, constituída de cordas elásticas (específicas e antialérgicas), ajustadas de acordo com a necessidade específica do paciente. O paciente, com auxílio da veste, recebe informações contínuas de proprioceptores e de alinhamento correto.
Desta maneira é possível inibir movimentos reflexos e permanecer em um padrão postural mais próximo do normal, aprendendo ou reaprendendo determinados movimentos. Com este auxílio, o tronco tem maior estabilidade, facilitando a coordenação das extremidades.
2)Universal Exercise Unit:
Exercícios são realizados em uma gaiola específica com polias e pesos na qual se consegue realizar movimentos sem a ação da gravidade (primeira forma de aprendizado do movimento) e fortalecer músculos específicos. Este equipamento proporciona um ganho de amplitude nos movimentos, flexibilidade muscular e articular, assim como ganhos funcionais. Esta é a base para outras etapas, em que se trabalha o paciente somente em atividades funcionais.
3)Spider:
O paciente é mantido em pé, na linha média, por um sistema de cordas acopladas à gaiola. É treinado a realizar atividades funcionais. O terapeuta pode modificar o sistema de cordas facilitando ou dificultando a atividade (de acordo com o nível do paciente). Neste sistema, trabalha-se a integração sensorial, coordenação e equilíbrio.
O roteiro básico da seção abrange:
-              Aquecimento da musculatura e massagem profunda para começar o trabalho;
-              Redução da hipertonia (em caso de pacientes hipertônicos) e técnicas de integração sensorial;
-              Inibição de movimentos patológicos;
-              Estímulo de movimentos voluntários mais próximos do normal;
-              Fortalecimento de músculos específicos visando à melhora funcional;
-              Exercícios de resistência progressiva;
-              Treino de equilíbrio e endurance;
-              Treino de marcha, transferências e atividades funcionais.
Indicações:
-              Paralisia Cerebral
-              Síndrome de Down
-              Atraso no desenvolvimento
-              Prejuízos traumáticos
-              Pós-acidente vascular encefálico (AVE)
-              Ataxia
-              Atetose
-              Espasticidade
-              Hipotonia
-              Autismo
Benefícios:
-              Re-aprendizado do Sistema Nervoso Central
-              Promove estabilização externa
-              Normaliza tônus muscular
-              Alinhamento corporal mais próximo do normal
-              Promove a correção dinâmica
-              Promove estimulação tátil
-              Influencia o sistema vestibular
-              Promove o equilíbrio e a coordenação
-              Controla movimentos involuntários (ataxia e atetose)
-              Promove as habilidades motoras fina e grosseira
-              Aumenta densidade óssea
-              Diminui contraturas
Para maiores Informações acessem: www.suittherapy.com

 


 

opening tag A Therapias – Clínica de Habilitação Pediátrica é o único local do Brasil, onde o Therasuit Método é aplicado por duas terapeutas em conjunto, uma fisioterapeuta e uma terapeuta ocupacional, o que torna o tratamento muito mais completo. closing tag